Explore os grafites em Florianópolis da melhor maneira: caminhando, em um roteiro com 15 paradas e 12 artistas. Este walking tour é uma viagem histórica de 6 mil anos através da arte.

Em resumo, tu exploras os grafites em Florianópolis ​ ​com a ajuda do GuiaManezinho, vencedor do Prêmio Nacional de Turismo do Ministério do Turismo, Além disso, áudios gravados pelos próprios artistas ajudam a refletir sobre a obra. Temos ainda muita interação e pitadas de manezês, o idioma local!

Este Free Walking Tour também utiliza o StreetArtTour Floripa, aplicativo que descreve centenas de obras e artistas, valorizando ao mesmo tempo dezenas de artistas e os grafites em Florianópolis.

grafites em Florianopolis

Nomes importantes do grafite em Florianópolis

Neste roteiro, criamos conexões entre o artista, o contexto histórico e a obra de arte. Desse modo, fazemos ligações entre o passado e presente.

Em resumo, trazemos artistas importantes como o pintor Victor Meirelles, nomes consagrados como Hassis e Rodrigo de Haro. Além disso, artistas da nova geração do grafite em Florianópolis como Rodrigo Rizzo, Tuane Ferreira, Bruno Barbi e Thiago Valdi.

https://youtu.be/pto1l8nh87A

Tira o estigma de de Santa Catarina e Florianópolis não tem grandes nomes a serem lembrados na história: traz à tona a história de Franklin Cascaes, Cruz e Sousa e Antonieta de Barros.

Em suma: mais do que olhar, interpretar: como o artista conseguiu tal resultado? O que ele quer dizer com seu trabalho? Além de trazer respostas, os roteiros nos fazem refletir, perguntar e construir.

Certamente, um Free Walking Tour que instiga a curiosidade de viajantes e também moradores que não nasceram ou não cresceram em Florianópolis.

Queres saber mais? Vem, que no caminho eu te conto!

Curiosidades sobre grafites em Florianópolis

Em resumo, vamos falar sobre:

  • Durante o roteiro, o Guia Manezinho usa um objeto especial, que circula entre os participantes para oportunizar fala, reflexão e debate.
  • Permite um recorrido histórico que vai do Homem do Sambaqui  até o século 21, tratando de temas como igualdade, democracia, voto feminino.
  •  Afinal, qual o segredo dos artistas para pintar uma parede de 900 metros quadrados?
  • Em suma: qual a intenção do artista com aquela pintura ou grafite em Florianópolis?
  • Só para exemplificar, temos três figuras icônicas no Centro: o poeta Cruz e Sousa, o folclorista Franklin Cascaes e a ex-deputada Antonieta de Barros.
  • Em resumo: um free walking tour cheio de arte, simbologia e reflexão conduzido pelo Guia Manezinho.

Quanto custa o Walking Tour?

Muito embora seja um trabalho muito bem avaliado, de acordo com participantes, o Guia Manezinho entende que é o visitante quem decide quanto vale a experiência. Inegavelmente, valor é diferente de preço. Por isso, ele aceita contribuições ao final.

Recomendações importantes

  • Chegue com 10 minutos de antecedência ao ponto de partida. Assim, conseguimos ser pontuais.
  • AVISE por Whatsapp (48) 99166-1955 se não for mais comparecer. A vaga que você abre interessar a outro.
  • Use protetor solar, mesmo que esteja nublado.
  • Traga um casaco porque se bate aquele vento súli, esfria.
  • Use calçados e roupas confortáveis.
  • Traga água para beber durante o percurso.