Criei o Guia Manezinho no final de 2016 com a ideia de fazer, a pé, passeios em Florianópolis. Mais do que uma atração turística, a ideia tinha um propósito muito claro: valorizar as histórias, a cultura e as pessoas da Ilha.

Nasci e cresci na Ilha de Santa Catarina e senti muitas vezes, mesmo depois de criar o Guia Manezinho que a história e as contribuições locais são ignoradas ou diminuídas inclusive por nativos como eu.

:: Clique aqui pra receber a programação por WhatsApp

Essa é a grande diferença entre este trabalho e muitos outros feitos com muita qualidade no Brasil e no mundo todo. Com meus Free Walking Tours com o Guia Manezinho busco conexão, identidade e pertencimento em meus passeios em Florianópolis.

passeio em Florianópolis

Centro Histórico com casarios: olhar com outros olhos. Foto: Elena Gutiérrez Diaz

Passeios em Florianópolis para turistas e moradores

Parece estar funcionando. Tanto é que milhares de moradores já vieram aos passeios em Florianópolis e saíram maravilhados com a cidade que estavam redescobrindo. É só tu dares uma olhada nos depoimentos e avaliações no Google Meu Negócio, onde o Guia Manezinho é cinco estrelas.

“Já participei de mais de um tour com o Guia Manezinho. Não é à toa que o Rodrigo foi premiado pelo Ministério do Turismo. Seus Tours guiados são diferenciados, ele alia história, arquitetura, arte e, especialmente o pertencimento a esta cidade mágica, de um jeito peculiar e bem humorado. Impossível não se encantar. Recomendo. Faz ver Floripa com outros olhos!”

Karen Angélica Seitenfus, Jan 2020.

Outros milhares de visitantes do Brasil todo e de dezenas de países tiveram a  mesma impressão. Não só porque os roteiros são leves, inteligentes e divertidos: mas também porque com o Guia Manezinho inovo na forma de apresentar. Sou um  apaixonado pelo que faço.

:: Já me segues no Instagram? É só clicar aqui!

Além do mais, este foi criado e é feito por um manezinho da ilha, como são chamados os nativos de Florianópolis. Por isso, o Guia Manezinho também é autêntico, sem forçar a barra. E vamos combinar: não tem jeito melhor de conhecer a cidade do que com um nativo, né?

Vencedor do Prêmio Nacional de Turismo 2019

Como resultado, esse modelo que envolve propósito, conexão e valorização da identidade do manezinho conquistou o Prêmio Nacional de Turismo 2019, do Ministério do Turismo. O Guia de Turismo Rodrigo Stüpp foi vencedor na categoria Microempreendedor Individual.

Desse modo, a qualidade e a dedicação fazem com que o Guia Manezinho também atenda tours privativos, além de desenvolver atividades pedagógicas. Além disso, apresento eventos com pitadas de manezês, o dialeto de Floripa. Em 2019, apresentei o réveillon de Florianópolis na Av. Beira-mar, um evento que reuniu mais de 200 mil pessoas.

Mais do que um Guia de Turismo profissional, o Guia Manezinho é um Educador Patrimonial.

Viajante, Guia de Turismo e Jornalista

Descobri os Free Walking Tours em 2010, em um mochilão. Jornalista e apaixonado por boas histórias, pensei comigo: um dia vou montar esses passeios em Florianópolis.

Anos depois, me formei Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Além disso, deixei as redações de jornais, sites e TV, onde trabalhei 15 anos. Em 2019, fiz uma especialização em Interpretação de Patrimônio. Desse modo, a forma de apresentar o rico conteúdo da Ilha foi aprimorada.

:: Te inscreve no meu canal no Youtube, estimad@!

pontehercilioluz

Acompanhei de perto os 4 anos finais da Ponte Hercílio Luz. Foto: Rafael Giaretta. 


Criatividade e referência

A ideia virou empresa quando o Guia Manezinho passou pelo Cocreation Lab. no Centro Antigo de Florianópolis. É uma pré-incubadora de negócios criativos em Florianópolis. Assim, o propósito deste trabalho foi reforçado: contar as histórias de Floripa para as pessoas, de um jeito inteligente, interessante e descomplicado.

Desde então, o Guia Manezinho vai além dos Free Walking Tours. Vai a escolas, dá palestras e é também apontado pela imprensa estadual e pela Nacional como “o cara que sabe contar as histórias da Ilha.

Desse modo, leva a história e a cultura para ainda mais gente. Neste link tem algumas reportagem veiculadas em vídeo. Como diz o manezinho, Ixpia!

Construção coletiva

Além disso, o Guia Manezinho é um ponto de encontro de pessoas que gostam de pessoas e que amam Florianópolis. Por isso, o site produz também conteúdos exclusivos: traz dicas de passeios, vídeos e textos de parceiros que ajudam a aprender, refletir sobre memória, cultura, vida cotidiana e patrimônio.

:: Já me segues no Instagram? É só clicar aqui!

guiamanezinho

Aproximando artistas e visitantes durante o StreetArt Tour Floripa. Foto: Jean Medeiros

Tu decides quanto vale

É por isso que a maioria dos mais de 10 roteiros exclusivos não tem preço, mas tem valor. O Guia Manezinho acredita que, quem tem empatia e se conecta com o trabalho dele contribui de forma espontânea e generosa, depois que a caminhada termina.

:: Meu trabalho tem valor pra ti? Então apoia usando PicPay, PagSeguro ou transferência!

Afinal, essas contribuições, além de apoiadores, mantêm e ampliam o trabalho e o propósito de fazer Florianópolis mais orgulhosa de sua história, sua cultura e sua gente.

Queres saber mais? 

VEM, que no caminho eu te conto!

Rodrigo Stüpp
Guia Manezinho